Maior, mais violento e lindo. A
continuação do grande sucesso do Xbox 360 passa longe das inovações. Ao invés
disso, refina todos os elementos que fizeram de "Gears of War" um
épico - uma decisão mais que sensata e justificada. Lançado em 2006,
"Gears of War" virou mania na Xbox Live e, na semana anterior ao
lançamento desta seqüência, ainda figurava entre os títulos mais jogados da
rede online do videogame.
Guerra e sobrevivência
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Para quem está se alistando
agora, "Gears of War" narra as aventuras do soldado Marcus Fenix, um
verdadeiro "armário" ambulante que luta contra a invasão alienígena
Locust. Ao lado de Dominic Santiago, Augustus Cole e Damon Baird, Marcus
integra o pelotão Delta e cabe a ele mudar o rumo da guerra a favor da raça humana,
é claro. Bem clichê, mas a narrativa envolvente e clima de sobrevivência fazem
com que o jogador aos poucos comece a se importar e torcer pelos personagens
principais. O enredo de "Gears of War 2" aprofunda o lado pessoal e
psicológico dos personagens, responde algumas dúvidas e cria novas lacunas.
Proteja-se ou morra
A abordagem cinematográfica empolga, no entanto grande diferencial de "Gears of War" está no magistral sistema de combate, que equilibra ação de alta combustão com a tática dinâmica. Os soldados são "pesadões", não dão saltos gigantescos e devem evitar a exposição a qualquer custo. A recomendação fundamental é usar paredes, muros e objetos para se proteger dos tiros dos oponentes - aperte o botão "A" próximo a um objeto, que pode ser desde uma parede a uma minhoca gigante, e proteja-se. O mesmo botão serve para rolar no chão, acelerar o passo ("roadie run"), ou para passar por cima de obstáculos. Enfim, são as mesmas mecânicas do primeiro jogo, que voltam intactas nesta seqüência.
Proteja-se ou morra
A abordagem cinematográfica empolga, no entanto grande diferencial de "Gears of War" está no magistral sistema de combate, que equilibra ação de alta combustão com a tática dinâmica. Os soldados são "pesadões", não dão saltos gigantescos e devem evitar a exposição a qualquer custo. A recomendação fundamental é usar paredes, muros e objetos para se proteger dos tiros dos oponentes - aperte o botão "A" próximo a um objeto, que pode ser desde uma parede a uma minhoca gigante, e proteja-se. O mesmo botão serve para rolar no chão, acelerar o passo ("roadie run"), ou para passar por cima de obstáculos. Enfim, são as mesmas mecânicas do primeiro jogo, que voltam intactas nesta seqüência.
Planeta destruído
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Claro, não dá para vencer guerra
com a cabeça enfiada num buraco. Ao partir para o ataque seu soldado fica
vulnerável. O jogador pode minimizar a exposição atirando "as cegas",
com o botão de gatilho direito. Mas só serve para inimigos próximos. Na maioria
das vezes, é preciso acionar a mira com o gatilho esquerdo para acertar o alvo.
Não é um problema no nível casual, mas mostrar o corpo no "insane" é
pedir para ser alvejado. Seja rápido para mirar e para recarregar, que, mais
uma vez, pode ser otimizada se o jogador apertar o botão de ombro direito no
tempo certo.
O arsenal renovado adiciona variedade ao combate. Para citar duas das novidades, o lança-chamas não tem longo alcance, mas é excelente para acabar com grupos de inimigos; já o mulcher é uma metralhadora de alto calibre que atravessa vários oponentes de uma só vez. Agora, há também escudos antibomba, que oferece proteção contra explosões e tiros, mas reduz a capacidade de manobra, além de duelos de moto-serras. Todas as novidades são bem balanceadas e prometem inflar a diversão no modo multijogador.
Escombros e heróis
A ação mais uma vez gira em torno do pelotão de Marcus Fenix, mas em "Gears of War 2" tudo é mais grandioso. Marcus enfrentará novamente a ameaça Locust em cidades destruídas, mas em cenários mais abertos e em algumas vezes enfrentando centenas deles ao mesmo tempo. Cada um deles "pensa" individualmente e mesmo à distância é possível ver um Locust tentando salvar outro alvejado em meio a dezenas de outros. A sensação de guerra é maior na continuação.
Prepare-se para enfrentar monstros gigantes em "Gears of War 2". Tão grandes que será possível entrar dentro deles, literalmente. E os menores podem ser usados como escudo humano, ou melhor, escudo alienígena. Neste recurso, se sua proteção de carne viva tomar muito tiro, ela irá se despedaçar... ou o jogador pode simplesmente quebrar o pescoço e abandonar o corpo. A continuação banaliza ainda mais a violência e crueldade, que já era marca de "Gears of War". Além dos banhos de sangue e mutilações, cada um dos botões do controle oferece uma forma diferente de dar o golpe de misericórdia no oponente.
O arsenal renovado adiciona variedade ao combate. Para citar duas das novidades, o lança-chamas não tem longo alcance, mas é excelente para acabar com grupos de inimigos; já o mulcher é uma metralhadora de alto calibre que atravessa vários oponentes de uma só vez. Agora, há também escudos antibomba, que oferece proteção contra explosões e tiros, mas reduz a capacidade de manobra, além de duelos de moto-serras. Todas as novidades são bem balanceadas e prometem inflar a diversão no modo multijogador.
Escombros e heróis
A ação mais uma vez gira em torno do pelotão de Marcus Fenix, mas em "Gears of War 2" tudo é mais grandioso. Marcus enfrentará novamente a ameaça Locust em cidades destruídas, mas em cenários mais abertos e em algumas vezes enfrentando centenas deles ao mesmo tempo. Cada um deles "pensa" individualmente e mesmo à distância é possível ver um Locust tentando salvar outro alvejado em meio a dezenas de outros. A sensação de guerra é maior na continuação.
Prepare-se para enfrentar monstros gigantes em "Gears of War 2". Tão grandes que será possível entrar dentro deles, literalmente. E os menores podem ser usados como escudo humano, ou melhor, escudo alienígena. Neste recurso, se sua proteção de carne viva tomar muito tiro, ela irá se despedaçar... ou o jogador pode simplesmente quebrar o pescoço e abandonar o corpo. A continuação banaliza ainda mais a violência e crueldade, que já era marca de "Gears of War". Além dos banhos de sangue e mutilações, cada um dos botões do controle oferece uma forma diferente de dar o golpe de misericórdia no oponente.
Novos inimigos e armas
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Um dos jogos mais bonitos do Xbox
360, e talvez desta geração inteira, "Gears of War" retorna
impecável. Com mais fases em veículos e situações inusitadas, a direção
artística deu um novo colorido para a ação, seja no branco das montanhas
geladas ou no neon dos soldados em cavernas escuras. Mesmo que o impacto de
novidade - de quando a geração atual gatinhava - tenha ido embora, o visual
ainda promete deixar queixos caídos. Como o original, a continuação sofre de
queda de taxa de quadros por segundo em momentos críticos, no entanto levar o
original além em termos visuais foi um feito dos produtores.
Efeitos sonoros e a trilha orquestrada mantêm o ar de Hollywood na continuação, que na verdade é toda a premissa de "Gears of War", como explica o criador Cliff Bleszinski: "fazer do game um filme no qual o jogador é a grande estrela". Bom, a dublagem está mais para filme B e dá um ar de canastrão aos soldados. Talvez até intencional, já que não dá para imaginar Marcus, ou qualquer outro herói do jogo, como um homem que sabe expressar seus sentimentos.
A música e sonoplastia injetam adrenalina nos momentos de ação para culminar em alívio: não dá para evitar um "ufa" após o sinal sonoro de de que a área está limpa. E é essa montanha-russa emocional que faz de "Gears of War" uma experiência única.
Combate amigo
As poucas horas do modo campanha - perto de dez nesta continuação - deixam um gostinho de quero mais. Mas as modalidades multijogador oferecem atrativos suficientes para manter "Gears of War 2" vivo, quem sabe, até a chegada do terceiro.
Aliás, mesmo no modo campanha, recomenda-se fazer ao lado de um amigo. "Gears of War" é uma das melhores experiências cooperativas da história dos games e retorna com novidades. Agora, o jogador pode entrar ou sair de uma partida de um amigo sem interromper a ação. Mais interessante é a opção de cada um escolher o seu nível de dificuldade, assim novatos não ficam intimidados em jogar ao lado de soldados veteranos em "Gears".
Efeitos sonoros e a trilha orquestrada mantêm o ar de Hollywood na continuação, que na verdade é toda a premissa de "Gears of War", como explica o criador Cliff Bleszinski: "fazer do game um filme no qual o jogador é a grande estrela". Bom, a dublagem está mais para filme B e dá um ar de canastrão aos soldados. Talvez até intencional, já que não dá para imaginar Marcus, ou qualquer outro herói do jogo, como um homem que sabe expressar seus sentimentos.
A música e sonoplastia injetam adrenalina nos momentos de ação para culminar em alívio: não dá para evitar um "ufa" após o sinal sonoro de de que a área está limpa. E é essa montanha-russa emocional que faz de "Gears of War" uma experiência única.
Combate amigo
As poucas horas do modo campanha - perto de dez nesta continuação - deixam um gostinho de quero mais. Mas as modalidades multijogador oferecem atrativos suficientes para manter "Gears of War 2" vivo, quem sabe, até a chegada do terceiro.
Aliás, mesmo no modo campanha, recomenda-se fazer ao lado de um amigo. "Gears of War" é uma das melhores experiências cooperativas da história dos games e retorna com novidades. Agora, o jogador pode entrar ou sair de uma partida de um amigo sem interromper a ação. Mais interessante é a opção de cada um escolher o seu nível de dificuldade, assim novatos não ficam intimidados em jogar ao lado de soldados veteranos em "Gears".
Novidades do multiplayer
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No
multiplayer competitivo as adições são maiores a começar pela opção
"What's Up?" no menu, que mostra o que seus colegas estão fazendo na
rede Xbox Live. "Gears of War 2" oferece um novo sistema de encontros
que facilita o encontro de amigos e formação de times, que agora suportam até
cinco integrantes de cada lado. A ferramenta também traz a opção de encontrar
jogadores de habilidade próxima.
Crescem também em número os mapas e modalidades: "Warzone", "Execution", "Assassination" e "Annex" estão de volta, ao lado de "King of the Hill", que apareceu na versão para PC de "Gears of War". Presentes em outros jogos, estréiam na franquia: "Submission", "Guardian" e "Wingman".
"Submission" é uma variação do popular "capture a bandeira". A diferença é que o jogador deve carregar um civil para uma área do mapa usando a técnica de escudo humano. Se a cena parece grotesca visualize ainda que o refém não fica inerte - carrega uma arma e revida. A idéia da modalidade "Guardian" é proteger o líder do time - enquanto este permanecer vivo, todos que forem abatidos no time podem ressuscitar, mas se ele morrer o privilégio acaba. Por último, em "Wingman", o jogador conta com a ajuda de um único aliado e deve trabalhar em conjunto para permanecer vivo.
Além destas novidades no competitivo, há também um passatempo cooperativo inédito batizado de "Horde Mode", cuja meta é sobreviver a sucessivas ondas de ataques de Locust, cada uma mais difícil que outra e que exige tática e trabalho em equipe. Há uma conquista para quem sobreviver a dez ataques e outra para todos que vencerem a 50, a última delas.
Por falar em conquistas, "Gears of Wars 2" "pipoca" na tela como está sua progressão nas tarefas mais complexas como, por exemplo, matar ao menos um inimigo com cada arma do jogo. Ao menos esta será mais rápida do que matar 100.000 inimigos ou participar de 1.999 partidas multiplayer.
Crescem também em número os mapas e modalidades: "Warzone", "Execution", "Assassination" e "Annex" estão de volta, ao lado de "King of the Hill", que apareceu na versão para PC de "Gears of War". Presentes em outros jogos, estréiam na franquia: "Submission", "Guardian" e "Wingman".
"Submission" é uma variação do popular "capture a bandeira". A diferença é que o jogador deve carregar um civil para uma área do mapa usando a técnica de escudo humano. Se a cena parece grotesca visualize ainda que o refém não fica inerte - carrega uma arma e revida. A idéia da modalidade "Guardian" é proteger o líder do time - enquanto este permanecer vivo, todos que forem abatidos no time podem ressuscitar, mas se ele morrer o privilégio acaba. Por último, em "Wingman", o jogador conta com a ajuda de um único aliado e deve trabalhar em conjunto para permanecer vivo.
Além destas novidades no competitivo, há também um passatempo cooperativo inédito batizado de "Horde Mode", cuja meta é sobreviver a sucessivas ondas de ataques de Locust, cada uma mais difícil que outra e que exige tática e trabalho em equipe. Há uma conquista para quem sobreviver a dez ataques e outra para todos que vencerem a 50, a última delas.
Por falar em conquistas, "Gears of Wars 2" "pipoca" na tela como está sua progressão nas tarefas mais complexas como, por exemplo, matar ao menos um inimigo com cada arma do jogo. Ao menos esta será mais rápida do que matar 100.000 inimigos ou participar de 1.999 partidas multiplayer.
CONSIDERAÇÕES
Cercado
de expectativas, a continuação de "Gears of War" não inventa, mas
supera o original em todos os aspectos: gráficos excepcionais com variedade de
cenários, ação cinematográfica e modalidades multiplayer que prometem manter
esta continuação atirando durante anos e anos. Ainda carrega pequenos defeitos
do original, como a queda de taxa de quadros por segundo e dublagem com voz de
canastrão, mas é a melhor compra para o Xbox 360 ou, para quem não tem o
console, a razão para comprá-lo.
FICHA
TÉCNICA
Fabricante: Epic Games
Lançamento: 07/11/2008
Distribuidora: Microsoft Game Studio
Suporte: 1-10 jogadores, multiplayer
online
Avaliação:
Imperdível
Imperdível
Depois de 4,5 milhões de cópias
vendidas, "Gears of War" se tornou um dos principais títulos da
biblioteca do Xbox 360 e agora, como era de se esperar, uma continuação chega
maior e mais violenta, dois anos depois do original.
A trama acontece seis meses após os eventos finais do original, após uma decisiva vitória do Delta Squad, liderado por Marcus Fenix, contra os Locust nos subterrâneos do planeta Sera. Agora a missão de Fenix e seus homens é escoltar os chamados "grind-lifts", gigantescos elevadores que são instalados rapidamente através de perfuração até o coração da horda inimiga. Novos personagens e tramas paralelas também foram inseridos para expandir e explicar um pouco mais do passado dos heróis, algo que ficou um pouco de lado no capítulo anterior.
Entre uma série de novidades propostas para esta seqüência estão duelos entre as serras elétricas acopladas, que podem, inclusive, se travar e o impiedoso uso de escudos vivos - basta agarrar inimigos pelo caminho e deixar que eles tomem as balas por você, bastando se livrar do cadáver ao final do tiroteio.
Há também mais variedade neste "Gears of War 2". Saindo um pouco dos cenários urbanos de seu predecessor, ele também conta com ação ao ar livre, entre vales e montanhas, com um clima de inverno rigoroso. De acordo com a Epic, os mapas desta vez são mais longos para dar uma maior sensação de progressão e boa parte da ação também se concentra no subterrâneo. Novas armas, modos de jogo multiplayer e conteúdo para download também são garantidos.
A trama acontece seis meses após os eventos finais do original, após uma decisiva vitória do Delta Squad, liderado por Marcus Fenix, contra os Locust nos subterrâneos do planeta Sera. Agora a missão de Fenix e seus homens é escoltar os chamados "grind-lifts", gigantescos elevadores que são instalados rapidamente através de perfuração até o coração da horda inimiga. Novos personagens e tramas paralelas também foram inseridos para expandir e explicar um pouco mais do passado dos heróis, algo que ficou um pouco de lado no capítulo anterior.
Entre uma série de novidades propostas para esta seqüência estão duelos entre as serras elétricas acopladas, que podem, inclusive, se travar e o impiedoso uso de escudos vivos - basta agarrar inimigos pelo caminho e deixar que eles tomem as balas por você, bastando se livrar do cadáver ao final do tiroteio.
Há também mais variedade neste "Gears of War 2". Saindo um pouco dos cenários urbanos de seu predecessor, ele também conta com ação ao ar livre, entre vales e montanhas, com um clima de inverno rigoroso. De acordo com a Epic, os mapas desta vez são mais longos para dar uma maior sensação de progressão e boa parte da ação também se concentra no subterrâneo. Novas armas, modos de jogo multiplayer e conteúdo para download também são garantidos.
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